Seja bem-vindo dezembro: desapego e amor!


 O meu mês preferido do ano chegou! E eu cheguei de cara lavada junto com ele!
Novembro foi um mês puxado de: prova, curso, trabalho, exaustão criativa (por conta do trabalho) e cansaço mental/físico( por conta do trabalho também). Já começo justificando minha ausência para não ficar dúvidas do quanto eu quero continuar voltando para cá mesmo com qualquer desanimo ou rotina corrida... Eu demoro mais venho!
  Sobre esse mês incrível, venho compartilhar uma das coisas que mais amo de fazer no fim de ano: arrumar armário/quarto! Eu fui inspirada pela arrumação que fiz hoje mesmo nas minhas roupas! E sim, eu gosto muito do clima desapegue e faça alguém feliz, que surge nessa época em que o espírito natalino já paira sobre nós. Eu já sou desapegada por natureza, mas como toda pessoa comum me pego acumulando coisas sem perceber. Mas, a gratidão pelo ano que tive e pelas coisas que tenho me fazem me dedicar ainda mais nesse exercício de desapegar para retribuir essas alegrias ao mundo.
  Há uns três ano eu estipulei uma meta de "viver com menos". Sendo assim, me propus a retirar com regularidade (geralmente de 4 em 4 meses) coisas do armário e doo sempre para instituições de caridade, bazares com causas sociais ou diretamente às pessoas que precisam. Faço dessa ação um combustível para minha gratidão não ser apenas um sentimento meu, mas sim algo que eu possa levar para o outro. Mesmo fazendo essa limpeza com frequência, é no final do ano que eu me dedico mais a essa "arte". Gosto de tirar não apenas "o que não me serve", mas aquilo que ainda me faz feliz, e  pode gerar felicidade em outra pessoa, também.
   E o que mais me motiva nesses desapegos é possibilitar sempre isso: fazer alguém feliz com algo que também já me foi felicidade. E eu aprendo sempre tanto sobre mim, sobre os ciclos que se fecham e geram necessidade de renovação e desapego. Aprendo tanto sobre o valor das coisas, tanto pelo preço quanto pela empolgação que temos ao comprar algo que muita das vezes não sustenta por muto tempo essa alegria. Enfim, desapegar é algo que recomendo muito para quem está disposto a ter uma vida mais leve e com maior possibilidade de crescimento através do esvaziamento.
   Hoje, eu desapeguei de muitas blusas antigas de colégio, aquela que a gente assinada no último dia de aula, sabe? E o mais legal, foi ver que só restaram saudades e muito carinho por tudo que vivi nas escolas que estudei, nas pessoas que conheci (algumas delas né rs). Guardei apenas duas por puro carinho! Isso porque ver as camisas não me trouxe mais a incógnita nostalgia, que nos prende a algo que não volta mais. Esse é o peso do apego que eu tinha ao pensar em me desfazer delas,e dessa vez senti a leveza de um passado liberto que mesmo com todo amor e respeito pelo vivido, não traz pesos ao presente. Enfim, só me restou o agradecer. E tem coisa melhor do que ter apenas a gratidão como fruto de algo?
    Essa foi minha reflexão do dia. Dezembro mal começou e já me fez pensar, amar e agradecer tanto! E como o melhor mês do ano, ele ainda me surpreender e presenteia ao começar já com o aniversário do meu namorado. Por aqui, é muita gratidão para levar mundo a fora! E você, como vai sua reorganização de fim de ano? Tem muito apego, desapego, ou ainda nem pensou nisso? Troca comigo que talvez eu possa ajudar! Se vamos juntos vamos melhor! ;)

***
Ps.: Sobre essa mudança de estilo de vida, para algo mais sintético eu não me referi apenas ao meu guarda-roupas não! Eu estou num processo profundo de limpeza também de relações, alimentação (como já viram por aqui), ocupações, consumo cultura, conversas.... Enfim, a palavra de ordem por aqui tem sido: "só se valer MUITO a pena"! rs  Se quiserem saber mais sobre minhas etapas de desapego com minhas roupas, ou como eu utilizo essa forma de pensar nessas outras áreas da minha vida só colocar aqui nos comentários, ou pelo Instagram do blog também! Num blog, a troca é fundamental! Conto com a contribuição de vocês!
Beijos!

Comentários

  1. Meu Deusss, como tu consegue? Acho super bacana a iniciativa. Acredito que eu não conseguiria fazer, sou muito muito muito mesmo, apegada às minhas coisas. De livros às roupas. Mesmo que eu não use, gosto de ter elas por perto, loucura né? kkk. Meu namorado não, ele sai tirando o que não usa e doa mesmo. Certo vocês. Beijosss.
    thaisammaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de eu ter facilidade em desapegar, eu to em momento de transformação intensa e isso facilita ainda mais, porque não me identifico mais com as roupas e quero arejar para coisas novas, para nova Bárbara nascer. hehe Não há espaço para o novo se o velho ocupa tudo, sabe? Vai começando aos poucos e se arriscando mais de vez em quando, cada um sabe seu limite. Mas, deixo a dica por que é bem libertador, além de ajudar a outras pessoas serem felizes através da doação, né?
      Adorei sua visita e sua contribuição!
      Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  2. Reflexão maravilhosaaa, dezembro também é meu mês preferido, amoooo demais, não só porque é meu aniversário hahaha, mas também por ser um mês em que eu também sempre paro e reflito sobre tudo, o quão importante é agradecer...ameeeei! <3
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!! Realmente esse climinha de fim de ano coloca a gente pra pensar em tanta coisa, né ? :)
      Adorei sua visita, sua contribuição aqui! Volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  3. Que post incrível, Bárbara! Reflexão lindaa, eu também amo fazer essa limpa no final do ano e tirar coisas para doar. Faço pelo menos umas 2x no ano. Já fui muito apegada às minhas coisas, mas percebi que não adianta de nada. É melhor passar adiante para quem precisa, do que ficar acumulando sem necessidade. Fora que sempre que faço isso sinto como se o ar no meu quarto ficasse até mais leve, sabe? Acho que vou fazer minha limpeza de final de ano na semana que vem, heheh =)

    Beijão!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Pare que até o ar fica mais leve quando fazemos esse tipo de limpeza/organização! Além de nos ajudar a limpar e organizar nosso interior né, nosso entendimento é nosso coração! Por isso, gosto tanto dessas ações pq geram tantos benefícios na gente e naqueles que receberão as doações! Alegria compartilhada é alegria redobrada! :)
      Boa sorte na sua arrumação, depois conta se consiguiu exercitar mais o desapego!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário