Especial de Natal: sobre a importância de acreditar.


   Eu nunca acreditei em Papai Noel. Busco na memória ago que me remetesse ao "bom velhinho" de maneira bem especial e profunda, mas nada me vem nem à mente, nem ao coração. E, eu nunca acreditei MESMO em Papai Noel. Não teve um momento em que parei e pensei "caramba, ele é só um cara!" ou "quem dá o presente é meu pai/mãe".  E não vivi isso, mas especificamente isso, não fez falta a minha infância.
  Quanto mais eu estudo sobre o desenvolvimento humano e observo o meu cotidiano como um todo, mais eu percebo o quanto a fé é importante para o ser humano. Percebo como é a capacidade de acreditar em algo invisível- seja no conto de fadas, seja em Deus, seja em papai noel-  que faz com que nós tenhamos aonde nos apoiar quando a terra sob nossos pés desmoronar. Por que, gente, uma hora ela vai desmoronar, afinal é disso que se trata a vida: morremos diversas vezes para renascermos melhores. E eu nem estou falando de "encarnações", eu estou falando das vidas que vivemos aqui nessa vida mesmo! Estou falando que as coisas do mundo sempre vem e vão, as tristezas e dores do mundo sempre nos acometerão em algum momento, essa é uma vida de coisas transitórias. E é a fé que nos faz recuperarmos com saúde e determinação, por que ela sim pode ser imperecível diante de qualquer adversidade.
   Se observarmos a falta de fé de um criança, verificaremos como ela a deixa  notoriamente enrijecida. Provavelmente se tornará um ser humano sem capacidade de se reinventar mediante as encruzilhadas da vida. Eu vi a rigidez nos olhos de uma criança, eu conheci a rigidez e todas as suas limitações da vida dessa criança já adulta. Detalhe importante é que eu não fui essa criança, por que minha crença em Deus sempre foi algo natural- apesar de discutir com Ele várias vezes na infância rs Eu sabia que coisas boas aconteciam ou podiam acontecer, eu sentia que o Natal era especial. Eu só não acreditava na maneira como a cultura do consumo conduz essa data. Com isso, quero demonstrar o quanto é possível, sim, acreditar, sem perder a capacidade de refletir sobre nossa realidade concreta. Só não podemos nos deixar adoecer por isso, se não quem perde é a gente e todos os valores os quais acreditamos.
   Independente de se crer em Jesus ou não, paira uma coisa boa no ar nessa época do ano. Seja pelo nascimento de Jesus, seja pela fé de milhares de pessoas que acreditam nEle ou no quanto essa época é especial, independente de tudo isso: a magia está no ar. E honestamente não me importa em nada a razão pela qual as coisas parecem estar melhores dentro e fora de nós! Eu acredito que a força do Natal está em gerar esperança de vida nova! É o amor que renasce quando podemos estar com a família que sempre tem mil problemas, mas que também carrega mil oportunidades de aprendermos a amar, a perdoar e a crescer. É a vida que renasce quando nos mobilizamos para ajudar as pessoas que precisam e descobrimos que quem mais precisa somos nós mesmos, que passamos tanto tempo olhando apenas para o nosso umbigo. É a paz que renasce quando colocamos todas as nossas faltas de lado e nos disponibilizamos a tornarmos pessoas melhores. 
   Por isso, desejo que cada experiência boa vivida nessa época do ano seja alimento dessa vida, amor e paz em nós. Que possamos nos alimentar intensamente deles esses dias, para conseguirmos  ao longo do resto do ano e a todas as pessoas que cruzarem o seu caminho e o meu. Que a gradeza do Natal, faça morada em nós e traga todo amor, fé e esperança necessários para criarmos de fato um mundo melhor para nós e para todos os seres.
Feliz Natal.

Comentários