Para 2019: não tenha medo de mudanças!

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
Desconheço a fonte

Esse texto é um desabafo político, cidadão e sobre tudo humano.

Tirei férias dentro das minhas férias, (sou professora e estou desde o natal "em casa"). Essa semana passei 4 dias felizes e plenos numa cidadezinha paradisíaca do Rio de Janeiro, chamada Cabo Frio(inclusive: conheçam!). Quando saio assim dificilmente acompanho noticias pelo telefone, muito menos vejo jornais de TV, pois o que eu quero é me desligar do mundo e me ligar no meu aqui e agora.

Eis que voltei ontem a tarde e de ontem para hoje já foi notícia de: morte de travesti (de uma maneira brutal), adolescente estuprada, uma motorista de aplicativo assassinada por resistir a um estupro, mais uma barragem cedida em MG- Brumadinho (terra boa de Inhotim e povo lindo!), teve filho morto ao defender a mãe de um assalto, teve o ministério da agricultura liberando mais 28 agrotóxicos para o que deveria ser nosso alimento, parlamentares denunciando ameaça de morte ( alguns deixando a atividade e o país), teve mais uma "confusão" racista que colocou um jovem negro preso injustamente ... E isso tudo só acessando notícias pela minha linha do tempo do Facebook. Olhando sempre se são de fontes confiáveis, ok?

Com essas notícias, como pode ser bom "estar de volta"? Como pode ser bom viver no meio do caos e continuar fingindo que meia proposta aparentemente eficiente vai sanar essa dor que estamos vivendo há tanto tempo? Eu posso até ser ingênua pelo que vou dizer. Mas, tem certas dores que me fazem colocar de lado qualquer divergência política/ideológica. Dói em mim ver o meio ambiente sofrendo pela ganância do ser humano, dói em mim ver mais um corpo sem vida pela violência do ser humano  (seja machismo, homofobia, transfobia, injustiça social, racismo, ganância). Dói em mim saber que ainda estamos distantes de sermos um povo antirracista! Dói em mim ver que se pessoas teoricamente mais protegidas politicamente, pois estão mais "expostas" em seus cargos, estão "fugindo" pela sua própria segurança. Se for assim, o que será de nós que ficamos?

No caos que nos encontramos, nas dores com as quais parece que esperam que nos acostumemos, por elas mesmo eu não quero saber se você votou 17 ou não.  Não quero saber o que você pensa sobre o PT, sobre a Ditadura ou sobre o raio que o parta. Diante dos crimes que se apresentam e ainda não pararam de crescer tampouco anunciaram trégua, eu só consigo pensar se teremos finalmente condições de darmos as mãos e buscarmos uma solução enquanto país, enquanto seres humanos!

Não há problema em ver que se tomou uma ou outra decisão errada, não há problema em ter se equivocado numa opinião. Eu vi muita gente mudando de opinião ao longo dos últimos 16 anos e isso só nos tornou um povo mais atento e confiante dos nossos valores. Mudar, voltar a trás é sinal de que algo foi aprendido, algo de errado foi observado. A clareza se restabelece e a maturidade se manifesta!

Por isso, diante do descaso ambiental crescente (via prenúncios de flexibilização legislativa), diante do descaso tanto com as famílias que moram lá quanto com a nossa terra em si- meio ambiente o qual viabiliza a NOSSA EXISTÊNCIA enquanto SERES VIVOS! Há tanta dor pela forma como essa questão é desprezada, assim como a questão dos agrotóxicos. E ainda vejo pessoas diminuindo cada violência dessa. Por tudo isso, eu só queria saber honestamente se somos capazes de darmos as mãos e exigirmos as mudanças necessárias, há tempos não há mais tempo para birras pequenas.
Nosso povo está morrendo, nossa terra está sendo cruelmente assassinada e quiçá vendida, a educação abandonada, a saúde nem se fala, o respeito acabou lá mesmo no período eleitoral (e antes de ele!). E nós vamos continuar fingindo que dá pra esperar mais?

Disseram que a bandeira do Brasil novamente seria erguida, mas até agora só estou vendo cada um por si e o mercado debaixo das asas do governo.
Ou cooperamos, ou essa competição de egos e poder vai nos afundar ainda mais.
E ainda nem nos recuperamos de Mariana.....

***
Não sei se há clima, mas já havia me pronunciado no instagram do blog @vestidadeceublog e vou registrar aqui me desejo de um feliz ano novo para todos nós! Que possamos renovar nossas escolhas, nossos valores para que de fato nosso ano seja NOVO e seja melhor do que o ano que passou.
Com esse texto abro uma nova categoria aqui no blog, para ver se aumenta minha determinação em criar a rotina de escrever aqui. Ou seja, aqui falaremos também sobre "sociedade", em que vou comentar ou algo comportamental, cultural, político, econômico, ambiental. Tudo que tiver acontecendo no mundo e me tocar a escrever, estará nessa sessão.
É isso, respira fundo que ainda tem mais 340 dias pela frente!
Sigo firme e determinada:
OU VAMOS JUNTOS! OU NÃO VAMOS!

Comentários

  1. É triste nos deparamos com situações como as citadas no texto todos os dias. Porém acredito que apesar dos pesares se cada pessoa fazer a sua parte todos os dias podemos fazer um mundo melhor. O importante é não desistir de fazer o bem por ver tanta maldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se cada um de nós oferecer o seu melhor ao mundo, certamente viveríamos num mundo melhor! Obrigada pela contribuição com seu comentário! Volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Bárbara, eu estava falando sobre essas coisas com amigos recentemente. As pessoas estão inflamadas. Se você faz uma crítica, é petista, onde tava nos últimos 16 anos e etc. Se você não critica, é conivente e por aí vai. Acho muito especial a fiscalização que está acontecendo nas ações do governo, porque finalmente as pessoas decidiram acompanhar o trabalho desses nossos funcionários. Mas ainda há muito ódio a ser combatido porque somos um país cheio de preconceitos e violência, além dos outros problemas.

    Quero acompanhar essa nova categoria.

    Um beijo,
    Aline.

    www.Inventandoassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Percebo que estamos em tempos de ódio escancarado, mas ao mesmo tempo existe um interesse maior em acompanhar nosso cenário político e como as coisas vem sendo conduzidas no nosso país (julgamentos importantes e etc).
      Obrigada pelo apoio e me esforçarei para trazer novos textos em breve!
      Bjs e volte sempre :)

      Excluir

Postar um comentário