Precisamos falar sobre fé


             É engraçado como não temos noção do alcance de nossas palavras. Digo isso em quantidade e intensidade. Hoje em dia, vejo que falar sobre sua fé e seu valores mais preciosos é como abrir o mar vermelho. Atualmente é mais fácil falar “Fora Temer” ou “A culpa é do PT”, mesmo que de baixo da terra nada disso importe. Sobre os valores, não me refiro aqui a moral dos “bons costumes, da família tradicional brasileira”. Eu me refiro àquilo que sustenta nossa alma com leveza e alegria. Falo dos valores que nos permitem tomar uma decisão e dormir de consciência verdadeiramente tranquila, sem precisar final do ano fazer aquela “caridade” para garantir a vaga no céu.
          Ainda que, claro, erremos e nos decepcionemos com as consequências de nossas próprias ações, são os valores que nos dão a paz de saber que fizemos o melhor e podemos tentar de novo, sempre buscando acertar. Repito aqui que não temos noção do alcance de nossas palavras e para aqueles que acreditam em Deus- seja lá qual nome dêem. Sua palavra, então, tem ainda mais poder e alcance. Aqui não falo de Bíblia meramente, até porque conheço bem pouco dela e algumas coisas ainda não me descem. Mas, fico encantada como a  verdadeira "palavra de Deus” se manifesta através de devotos sinceros. Por exemplo, há devotos de religiões cristãs que me remetem a verdades de dentro do meu coração que tem pouca intimidade com Jesus. E essas verdades tocadas no nosso interior não são a “verdade da supremacia de Cristo”, mas a verdade de que Deus fala a QUALQUER UM e em qualquer cultura, em qualquer língua, em qualquer religião (acreditando em Cristo ou não). Como nosso mundo é grande e somos povos muitos e diferentes, desenvolvemos muitas maneiras de ver, sentir e conceber Deus.
       E com isso não quero dizer que todas as religiões são iguais, longe de mim afirmar tal ingenuidade. Quero atentar para algo que é para além delas e muitas vezes se apresenta apesar delas. Vi um vídeo de uma menina, hoje convertida, aparentemente famosa da internet dando testemunho e falando que o que ela conquistou na internet, e como hoje ela entende que não conquistou esse espaço para falar de coisas vazias. Mas, dizia que seu propósito era maior, era de levar a mensagem de que cada um tem algo maior para ser vivido, que não cabe no nosso cotidiano mundano, e que há uma fonte de vida incessável e que para ela é Jesus. Mas, enquanto eu a ouvia falando, só conseguia pensar em como Deus é pleno em todas as suas formas. E pensava que as pessoas precisam saber disso e parar de se culpar por suas falhas ou se sentirem sujas, por mais que muitas religiões ainda preguem essas doutrinas de controle e punição. Muito menos devemos ter vergonha de nossa crença ou de nossos valores, por mais que a sociedade diga ser antiquado e a ciência diga ser “crendice”.
           Precisamos enfrentar o racismo e a intolerância (sustentados pela ignorância) para fazer valer nossa dedicação e amor ao que nos rege e sustenta. Independente da religião que seguimos. Eu também estava no meu cotidiano aleatório procurando vídeos legais de blogueiras que curto, e apareceu o vídeo dessa menina. Essa menina talvez tenha falado aos seus, mas também tocou a mim e eu fiquei aqui pensando e sentindo se eu também não tinha um pouco desse propósito em meu caminho: o de falar para as pessoas coisas que as preencham, que não nos mantenha no esvaziamento.
             Só sei que fiquei pensando em quantas pessoas podem ser tocadas e despertadas se perceberem que Deus também habita os terreiros e os barracões da vida. Também são lugares de fé, de comunhão com Ele e com as forças divinas que ele mesmo gerou. Aonde há corações cheios de amor, acredito: há Deus. Há essa força que tudo move, tudo rege, tudo cria e tudo destrói. Não posso afirmar com convicção o que Ele é, mas sei o que não é. Deus não é um jeito de adorar ou de agir específicos. Então, não tenha receio de descobrir sua religião, seu caminho espiritual, nem tampouco tenha medo de despertar e manifestar sua fé. Esse receio é reflexo do preconceito que ainda resiste tanto na nossa cultura e no nosso pensamento. Por isso, é um trabalho de autoconhecimento e exercício de fé, afastar os preconceitos e seguir nosso coração, seguir os caminhos que nos dão paz e nos aproximam do que há melhor de nós.
        Um conselho: busque seus valores sagrados e pessoas que comunguem deles. Faça do seu templo religioso, seu lar. Transborde por aí tua alegria de viver sua fé. Não há tempo de sermos intolerantes e racistas, na verdade nunca houve! O que nos completa é feito de amor. Só amor. Todas as outras coisas nos comerão os olhos e o coração, pois distorcerão a realidade nos afastarão um dos outros.
Fonte: justadreamlover.tumblr.com


***
Ps.:Texto retirado antigo blog, escrito em: 04/11/2016. E editado no dia de hoje: 24/07/2017.
Ps2.: Eu já havia comentado aqui que minha intenção é publicar post novo toda as sextas às 17h, mas como eu viajei sexta-feira da semana retrasada, acabei atrasando um pouco o post do dia em que eu viajei e o da última sexta, pois ainda estava viajando. Por isso tem post quarta passada (19/07) e essa segunda (24/07). Mas, agora quero voltar ao ritmo e já estou planejando o post dessa sexta para voltar ao ritmo norma!!!! :D
***
Queridos! Eu tinha no outro blog o "RELIGAR" como marcador, para separar meus textos sobre assunto "religiosos" no mais profundo do termo. Pois, religião surgiu da palavra "religare" que é em si a ideia de "nos religarmos". Mas, nos religarmos a quê? Ao sagrado, o Divino, ao Absoluto. Como é algo que faz parte de quem sou e como vivo a vida e ajo no mundo, é inevitável essa temática aparecer por aqui. Então vou implementar também aqui essa sessão de textos, por isso quando virem o marcador "RELIGAR", saibam que lá vem uma conversa intima e sincera sobre o sagrado, a fé, e até mesmo intolerância religiosa.
Já sabem que eu quero conhecer cada vez mais a vocês e entender como estão recebendo meus posts. Por isso, cada comentário aqui é fundamental para que eu melhore cada dia mais minha escrita e os conteúdos do blog, alem de me deixar muito feliz com a presença e a participação de vocês! :D
Beijos!!

Comentários

  1. Mais um texto bom amiga!
    👏
    Esse é um assunto que nunca consegui falar direito. Deus, religiao e fé. Quando pequena, eu ia com meus pais pra igreja evangelica. Estava qse cresecendo com os conceitos que a religiao evangelica tem. Até meus pais se decepcionarem com a igreja e ate mesmo com Deus. Então.. cresci meio que perdida sobre o que é uma religiao? O que é Deus?
    Foi na minha fase já adulta que me encontrei e soube responder cada pergunta que eu tinha sobre esse assunto. E a mais importante foi sobre Deus.. O que ele é pra mim..se eu acredito ou nao.
    Tem gente que acha que estar com Deus, tem que seguir uma religiao e estar sempre dentro de uma igreja (nao to aqui pra julgar ou questionar quem acha isso, pq eu respeito todas as crenças e formas de pensar! Estou só tentando construir o meu pensamento). Mas eu nao sou assim. Não sou ligada a religiao, nao consigo frequentar igreja e nao consigo orar todos os dias. Porem me sinto conectada com Deus a cada segundo e em qualquer lugar. Acredito nele sim e pra mim, ele é aquele pai espiritual que temos (digo pai, pelo significado que a palavra tem..de acolhedor, o que cuida, o que dá proteção..e etc).
    Deus esta no meu coraçao. E ele sabe do meu coração.. Das minhas dores, alegrias, vontades, desejos..ele sabe da minha fé. Acredito, que tudo que tenho hoje..foi dado por ele. E se hoje to aqui, é graças a ele.
    Pq nao sigo uma religiao? Pq nao quero estar presa a conceitos que eu vejo que é o proprio homem que prega. O que gera mta guerra e ate mesmo odio (é o que acho e vejo as vezes)..
    Hoje.. Eu prefiro continuar assim, seguindo com a minha fé e Deus no coração. E nada mais. Estou aqui vivendo de amor e paz, sempre acreditando em dias melhores e tentando deixar o melhor de mim. 🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito isso, amiga! O importante é que você está buscando sabe? Por que no fim das contas cada um de nós tem o seu caminho e o seu modo de conhecer e amar Deus, e talvez eu e fale das maravilhas que encontrei no caminho que "escolhi" para mim e você vá conhecer um pouco da minha religião e dos passos que eu fiz e isso talvez não te toque, não fale ao teu coração( a escolha está entre aspas por que ainda não sei bem se eu tive escolha ou foi apenas amor mesmo). E não tem problema nenhum, pois é somente Ele que nos conhece a fundo e sabe como se apresentar para nós. Apesar de todas a limitações humanas sobre as religiões, elas continuam sendo tradições e abrigando templos em que Deus fala conosco, em que Ele também se manifesta. Foi isso que quis trazer um pouco nesse texto. Ele não cabe em religiões, mas também se apresenta nelas, entende? Por isso mesmo acho bonito e muito verdadeira a forma como você conseguiu se ligar com Ele. Por que você conseguiu ir além das doutrinas e dogmas, você foi tocada pelo coração e esse é o lugar mais seguro para nos encontrarmos com Ele e conhecermos Ele melhor!
      Fico feliz que tenha gostado do texto, eu quis mesmo agregar aqueles que muitas vezes se sentem preteridos nos textos sobre fé ou religião, que deveriam ser temas justamente voltados para TODOS.
      Obrigada de novo pela contribuição aqui no blog, amiga, e obrigada pelo seu carinho e atenção com o que tenho feito aqui. É de coração e essa troca me deixa realmente feliz!
      Beijos!

      Excluir
  2. Siim, exatamente. Deus se apresenta em cada religião. Mas o mais importante é a pessoa receber ele no seu coração. Tendo Deus no coração.. As guerras nao existiriam.. E todo esse ódio acabaria.. Mtas pessoas ainda precisam ver isso, precisam verdadeiramente se encontrar com Deus..
    E pra aqueles que nao acreditam em Deus, tentar entao receber em seus coraçoes: o amor, a paz, a energia positiva..seja lá o que for que a pessoa acredite. Que todos recebam "o bem" e possam doar e transmitir esse bem, sempre! 🙏
    Nao tem que agradecer amiga..to adorando ler seus textos. É um prazer estar aqui!! Amo vc! Desejo mto sucesso aqui no seu blog!! 👏❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Sua atenção aqui com o blog, sua leitura e comentário sinceros me ajudam muito a seguir em frente! E é isso aí: que todos recebam o bem e possam doar o bem sempre! Nada é nosso, tudo vem dEle!
      Beijos!!! <3

      Excluir

Postar um comentário