As barreiras que vencemos

Essa foto demonstra bem a leveza que dá quando vencemos alguns desafios. Esse registro foi feito durante uma viagem que fiz em abril de 2016, com minha cunhada para um evento de Educação no interior de Minas, dentro do parque de Inhotim- Brumadinho(Mg). E foi a primeira viagem em que planejei tudo sozinha: hospedagem, passagem, inscrição no evento, onde comer, o que fazer...
Talvez isso não signifique muita coisa para você, mas para mim na época significou mais um passo na minha independência. E, gente, independência para mim sempre tem a ver com se sentir capaz. E cada pequeno desafio que a gente assume em nome desse "ser capaz de" vem uma força de dentro de nós mesmos, que surge para não nos deixar desanimar com medos inconsistentes, incoerentes e sobretudo escravizadores. E eu, como boa sagitariana, sempre tive ojeriza por prisão, meus pés sempre caminharam rumo a liberdade.
Esse foi só um exemplo de como podemos cotidianamente transformar situações comuns em oportunidades de romper com nossas prisões- que são muitas. E algumas correntes que nos aprisionam são tão fortes, que nos fazem acreditar mesmo que elas estamos subjugados a elas. Aqui me refiro às dores mais cruéis que a vida nos traz e que nos faz forçosamente encarar as maiores fragilidades que existem dentro de nós. E são nelas, que moram nossas correntes. Mas, o incrível dessas situações é que a força da dor, da sobrevivência e da vontade de se sentir feliz e forte de novo nos faz recorrer a nossa própria força como o último e e esquecido recurso. E mesmo que na hora não nos sintamos corajosos, depois que enfrentamos nossas dores nos olhos tudo fica mais leve e o coração se sente mais forte.
E, hoje, eu olho a minha trajetória e penso no quanto meus amigos me ajudaram explicitamente ou não, a romper com algumas das minhas correntes. Já que, na verdade, eles não conseguiriam por eles mesmos me ajudarem a superar a minhas dificuldades. Afinal elas são minhas, vivem aqui dentro, são alimentadas de mim e por mim. Logo, por mais que a gente não queira e nem aja de maneira consciente, é por causa de nós mesmos que nossos medos e barreiras vão sobrevivendo. E, por isso, somente eu posso superar meus medos e me libertar das correntes.
 Claro, que a ajuda existe. Mas, às vezes ela pode vir com um seco e irredutível "olha nos meus olhos e fala logo, você consegue", exatamente como foi comigo. E mesmo gaguejando entre uma lágrima e outra, alguma coisa dentro de nós vai mudando, vai tomando o espaço daquela dor e medo que está sendo colocado pra fora. Essa coisa no final, você vai sentir no seu coração que é a coragem.
Agora eu entendo que a coragem talvez não seja uma força que aparece antes de um momento crucial e te enche de determinação, mas talvez seja uma mão leve que nos faz movimentar sem que percebamos e só se apresenta depois com uma voz suave que diz ao pé do seu ouvido "viu, como você consegue?". E gente, é uma das coisas mais maravilhosa de se sentir. Eu senti isso na pele, nos olhos e no coração. Vi amigas minhas se regenerem de uma maneira tão bonita, forte e silenciosa ao mesmo tempo, frente as suas dores que eu não tenho nem a capacidade de imaginar e só de tentar meus olhos já se enchem de lágrimas. 
Com isso, só consigo pensar no quanto a dor nos faz crescer e nos coloca cara-a-cara com uma força que a gente nem sabia que morava aqui dentro, e muitas das vezes nem percebe que está sendo guiada por ela. Talvez seja com você como foi comigo  e só depois da tormenta venha a voz suave trazer paz e confiança. Mas, enquanto a tempestade ainda nos deixa desabrigados de nós mesmos, de nossos medos e confiança não percebemos como a coragem e nossa força interior nos têm feito não desistir e enfrentar o caminho assim mesmo.
Já no pós-tempestade, volto a perceber o real lugar das amizades na minha vida. Quando sou tomada pelo silêncio das alegrias, aquele momento em que apenas sinto gratidão em meu coração, eu sinto que a amizade me ajuda muito mais a me lembrar de quem eu sou. Uma boa amizade nos faz voltar o olhar para dentro de nós através do olhar do outro. Ao menos tem sido assim comigo e é isso que desejo à vocês. Eu pude vencer algumas barreiras, e foram os olhares amigos (inclusive do meu namorado) que conseguiram ver dentro de mim a força e coragem que eu mesma não era capaz de ver sozinha, nem com aquela vozinha ao pé do ouvido.
Se conhecer através de uma relação de amor e confiança, como são as amizades,  faz com que tenhamos mais ânimo de resolver nossas questões e seguir nossos sonhos. É o que nos ajuda a quebrar nossas correntes e seguir mais forte rumo a liberdade de fazer o que traz paz pro coração! Posso assinalar também o quanto fui inspirada por amigas que verdadeiramente descobriram sua força quando não tinham nada além de si mesmas. E o que eu quero com tudo isso?
Quero trazer  um testemunho de que nenhuma corrente é boa, se algo no seu interior te impede de buscar caminhos que te deixem feliz e tragam verdadeira paz para sua mente e para o seu coração, então isso precisa ser vencido. E é  no cotidiano mesmo, a cada abrir e fechar de olhos que essas barreiras vão sendo vencidas, sem adiar o dia da vitória. A cada dia temos uma oportunidade para vencer a vergonha, a timidez, a insegurança, o medo e tantas outras coisas... Encha-se de vontade de ser feliz e siga em frente. Garanto que sua coragem e sua força interior estão esse tempo todo pensando numa maneira de fazer você se movimentar e conquistar seus objetivos, acredito honestamente que a gente só precisa se permitir ser forte.


Então, vistam-se de seus melhores pensamentos sobre si mesmos e deem o seu melhor. Quando vencemos nossas barreiras mais difíceis Deus nos dá verdadeiras asas, é o que nos faz sentir mais leve. E é como disse uma vez em meu Facebook: ninguém que ver o que eu vi, mas ainda se espantam com as asas. E aí: quantas batalhas já vencemos até aqui só para estarmos vivos? Talvez as asas estejam aqui esse tempo todo e nós que ainda não percebemos. Mas, é isso, cada abismo enfrentado olho no olho nos traz a dor e as asas necessárias para nos libertamos dessa corrente e de muitas outras que poderão surgir. 
Orgulhe-se das suas batalhas, enfrente-as com o calor do desejo honesto de ser feliz e aproveite o silêncio que a paz traz depois da tormenta. É nesse silêncio que ouvimos a voz do nosso interior e somos capazes de admirar nossas asas. Vamos voar juntos?

:)

Ps.: Não deixem de expressar sua opinião na caixinha de comentários, é importante pra mim conhecer vocês! Não se acanhem ! :P
Ps1.: Fotos do meu arquivo pessoal.
Beijos!

Comentários

  1. Orgulho de ver o quanto você amadureceu, o quanto nós amadurecemos. Chega um momento que a vida grita pra gente e aí não tem jeito.. mesmo sem achar que estar preparado tem que ir. Depois a gente entende que a batalha é dolorosa muitas vezes, mas depois dela passamos a olhar, sentir e viver de uma forma diferente.. e assim seguimos... nas nossas infinitas experiências. Um leão por dia e vamos em frente... sempre!! Amei o texto e amo você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente cresce tanto juntas que às vezes é preciso afastar um pouco, como na nossa rotina atual, para que a gente perceba o quanto cada veio crescendo nesse tempo! E eu só tenho a agradecer pelos momentos vividos juntos e por todos os outros que ainda virão! E quando a vida grita a gente ouve né? rs Obrigada pelo apoio sempre! Também amo você!

      Excluir
  2. Que texto amiga! Cada palavra..cada sentimento colocado. Acho que cada um que ler, sentirá um pouquinho da sua vida como eu senti. Os desafios veem, as barreiras aparecen e o que a gente tem que fazer..é encarar com tudo! Batalhar mesmo..nao desistir de nada! E sempre acreditar no melhor..que a gente consegue sim, que tudo pode ficar melhor sim..e por ae vai. E cada desafio que surgir..sempre nos fará mais fortes, mais experientes. Sempre deixará uma lição de crescimento. Parabéns por essas palavras amiga, por esse texto! 👏❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês precisam parar de ser tão maravilhosas porque meu coração não aguenta! haha Você me inspira tanto, passa tanta força e ao mesmo tempo leveza para nós que só de poder ter sua amizade e ver o quanto você cresceu e se mostrou forte nos últimos tempos que já me sinto mais forte também. A vida ensina sempre, por mais que doa muito, a vida nunca nos deixa com nada. De um jeito ainda misterioso e até mesmo incompreensível,a vida sempre nos deixa algo de valor, ainda que nos fira profundamente. Só nos permitindo viver para irmos conhecendo e aprendendo a valorizar cada dor dessas.
      E não precisa agradecer! Juntas somo mais fortes! <3

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso e suave! Palavras muito sábias e com muito sentimento. Sempre devemos ir em busca do que almejamos e com os amigos do lado sempre vencemos as batalhas que encontramos durante os caminhos que trilhamos. Parabéns por esse texto, muito orgulho de você, amiga ❤!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês estão me paparicando muito! *_*
      A cada passo dado nos aproximamos cada vez mais dos nossos sonhos e da nossa felicidade. Vocês que são meu orgulho e me ensinam e inspiram tanto a escrever cada vez mais. <3

      Excluir
  4. Sabe quando você para em um blog e lê exatamente o que é necessário? Aconteceu comigo ao me deparar com esse seu post, cheio da motivação que preciso (re)descobrir em mim. Não tenho dúvidas de que Deus nos dá asas, basta que façamos a nossa parte mesmo.
    Parabéns pelo blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo bem essa sensação e fico feliz que tenha acontecido aqui no meu blog! :)
      Com o processo de recomeço do blog, tenho vivido muitos momentos assim de me surpreender com um texto, ou um vídeo que toque no meu coração e me incentive a continuar. Inclusive, o próximo post no blog será sobre isso!
      Acredito que Deus nos dá as asas e tudo que precisamos diariamente para cumprir com nosso dever no mundo e não fugirmos do caminho da nossa própria felicidade, mas é preciso atenção para ouvirmos as direções deles. Eu mesma, que sou bem faladeira, tenho buscado fazer cada vez mais silêncio para ouvi-lo. E olha, que tenho suspeitado que até a internet ele usa para nos dizer o que precisamos ouvir. rs
      Obrigada pelo carinho em comentar, volte sempre!
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário