Gratidão: aquilo que- provavelmente- ninguém te contou.

    Primeiramente: feliz 2018! É com o clima de dispersar coisas boas, inspirar e dar gás a novos e velhos sonhos que eu retorno com esse post. Refleti mil vezes sobre que tema trazer para inciar o ano, e por ser o primeiro ano a ser iniciado aqui nesse novo endereço, nessa nova casa pro meus pensamentos e reflexões eu queria que fosse especial.
  Quem me acompanha pelo Instagram conhece minha relação com a gratidão. Mas, hoje quis traze-la como forma de abrir o ano, abrindo mentes e corações para algo que sim, pode ser transformador na nossas vidas, mas não só nas NOSSAS vidas. E é exatamente sobre isso que quero falar hoje.
  Que a gratidão tem surtido efeito positivo na vida das pessoas, já é sabido. E se você não sabe eu sugiro esse vídeo maravilhoso da Thays Lessa- que aliás produz uns videos muito bons com reflexões ótimas, fica a super dica!- A palavra gratidão está em alta (na boca do povo) e o "movimento gratidão" parece estar crescendo cada vez mais, o que implica na quantidade de posts/vídeos e textões que temos lido por aí sobre o poder de sermos gratos. E o que venho te contar hoje é que gratidão não é, como temos lido por aí, simplesmente agradecer pelo que se tem, ou pelo que se viveu. Para mim, esse é apenas o primeiro passo para nos aproximarmos da plenitude que é viver com gratidão. Mas não, o último. 
   Gratidão como este processo atento e cuidadoso de agradecer é sobre tudo uma ação de amor sobre o que se tem e o que se vive. Por isso, agradecer é, sim, fundamental para que possamos reconhecer as bençãos que conquistamos ou que são, simplesmente, dispensadas na nossas vidas, como: ter água limpa para beber, poder fazer aos menos uma refeição por dia, ter amigos verdadeiros, uma autoconfiança incrível, ou até mesmo termos fé. Todas essas coisas podem passar despercebidas ao longo dos nossos dias, e é por isso que saber agradecer é importante e tem sido tão falado ultimamente. 
  Se algo é fundamental na sua vida ou  te traz verdadeiro bem estar então agradeça sempre. Agradeça ao acordar, ao dormir, ao receber as notícias, ao enfrentar a situações. Esse exercício traz nossa atenção para o presente, para tudo que temos hoje e nos ensina a valorizar cada instante, cada gesto, cada pessoa. Isso nos ajuda a nos sentirmos fortalecidos para enfrentar nossa luta diária, pois vamos nos preenchendo pelas coisas boas que já temos em nossas vidas. Transformando o que temos em suficiente. Mas, isso tudo ainda diz respeito a nós mesmos.

  O grande passo que queria dar aqui no blog é expandir nossa noção de gratidão até que ela retorne as pessoas, pelas quais somos gratas. Por isso, ser grato é mais do agradecer em solidão. Sozinho, no seu quarto antes de dormir ou antes de cada refeição. Ser grato é reconhecer de verdade o bem que estamos recebendo, seja de uma pessoa específica ou de uma situação. Eu percebi que quando eu me sentia realmente grata eu queria devolver isso pro mundo. É como conhecer uma comida muito gostosa e pensar "gostaria que todos pudessem comer isso também". Com isso, ser grato é também: agir.
  Saber agradecer é um passo importantíssimo na nossa vida e saber retribuir é um passo ainda maior. Hoje, eu considero que saber agradecer traz benefícios para mim mesma, assim como trará pra tua vida. E que inevitavelmente se nos dedicarmos de coração a essa prática cotidiana acessaremos esse desejo de que todos possam ser gratos também! Mas, não só levantando a bandeira da gratidão, mas levando momento felizes, retribuindo mesmo aquilo que se recebe. 
  Claro, que nenhuma benfeitoria deve ser feita esperando a retribuição. Mas, quando somos interpelados pela benfeitoria do outro, nós queremos sim, que o bem que nos foi feito retorne a quem nos beneficiou. Assim, a gratidão não fica só em mim, mas pode alcançar cada vez mais pessoas. É um cilo- e dos bons. Em consequência rompemos com o risco de sermos gratos apenas para beneficio próprio, apenas para continuarmos recebendo as bençãos e conquistando ainda mais coisas. Não maculemos o poder da gratidão, dessa forma. Não permitamos que ela se torne um comodismo (de simplesmente agradecer, mas nunca fazer de fato nada de bom pelo bem que se recebe). Tampouco permitamos isso se transformar na extensão do nosso ego.
  A gratidão brota do agradecimento sincero, mas ela se fortalece mesmo na dissolução do ego. Ela cresce conforma cresce nosso desejo de que todos os seres possam ser tão abençoados como eu, ou que pelo menos tenham pequenas coisas a agradecer como eu. Esse desejo nos deve fazer agir e agir é o que alimenta a flor da gratidão em nós. Experimente: fazer o almoço para quem muita das vezes te alimenta, além de cotidianamente agradecê-la por isso (sendo um serviço pago, ou não). Podemos também oferecer passeios/experiências agradáveis a quem nos foi importante em algum momento. Vamos tirar as saídas do papel- principalmente se for, com quem esteve ao seu lado nos momentos difíceis. Comprar algo que uma pessoa que já te ajudou muito precise. É necessário fazer a roda da gratidão girar!
  Buscar simplesmente ter uma boa relação com quem te ajuda/te serve/te inspira/te apoia/te ama/te cuida  já nos afasta da ingratidão. E poder fazer concretamente algo por essas pessoa é sentir a flor da gratidão brilhar através dos nossos olhos, do nosso sorriso, da nossa maneira de tratar as pessoas. Essa é a carta de amor que enviamos ao universo! Esse é gesto que faz nossos agradecimentos serem sinceros e poderem transformar nossas vidas e a vida de quem amamos, também. 
  Experimente esse exercício de agradecer/ desejar o bem/ retribuir e perceba a empatia crescendo dentro de ti. Naturalmente vamos nos tornando mais atentos ao cuidado que o outro tem conosco- mesmo que seja o cobrador do ônibus. Nós passamos a enxergar mais as pessoas e a trata-las com a dignidade e respeito que merecem. Hoje, meu maior ganho com a gratidão é certamente a capacidade de reaprender a enxergar o mundo, minha vida, meus privilégios/benção e principalmente a capacidade de enxergar pessoas! Pois, enxergar tudo isso melhor me faz enxergar melhor a Deus, e perceber o quanto ele está perto de mim, como tudo vem dEle e tem um motivo que só Ele conhece.
  Por isso, espero que esse ano também seja um ano de retribuição! Que possamos esse ano nos aprofundar no caminho delicado da gratidão, rompendo os limites do eu, e caminhando cada vez mais para noção de "nós". Vamos expandir a ciclo de alegrias e conquistas para as pessoas que nos cercam e para todas as outras! Somos mais felizes e completos quando vemos a felicidade no olhar dos nossos semelhantes, não nos esqueçamos disso! 


***
Aliás GRATIDÃO pelo ano que passou, pelos novos leitores que vêm surgindo, pela oportunidade de recomeça na blogosfera, e poder me transformar tanto a ponto de não ter medo de me perder mais. Esse ano pretendo me dedicar cada vez mais ao blog e retribuir, assim, cada gesto de apoio e incentivo que recebi nesse quase 7 meses do Vestida de Céu. Vocês são incríveis e nossa capacidade de colocar amor nas coisas também!
Espero que tenham gostado desse post de estréia, teve medinho na hora de escrever, mas teve superação também! rs A propósito, experimentem fazer esse exercício de agradecer/ desejar o bem/ retribuir e me conta como está sendo para você, o que tem mudado ou não sua vida, na sua visão sobre o mundo, na sua relação com as pessoas. Podem partilhar pelo Instagram me marcando em alguma postagem ( @vestidadeceublog), mandando por direct ou até mesmo retornando aqui e compartilhando pelos comentários. Estou sempre aberta para essa troca com vocês!
Que nossa rede possa crescer cada vez mais! Juntos somos mais fortes sempre!
:)

Ps.:Todas as fotos foram pega do google mesmo, sem crédito sem autoria (exceto a do meu instagram, né! rs). Se alguém souber da autoria só me avisar que eu coloco aqui.

Comentários

  1. Que texto mais lindo. Concordo com você, a graditão é muito importante porque assim valorizamos mais as coisas boas que acontecem e retribuir é muito lindo. Devemos fazer aos outros o que gostaríamos para gente.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse exercício de se colocar no outro sempre nos ajuda a sermos melhores com as pessoas! Obrigada pela visita e pela troca!
      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Simplesmente AMEI essa postagem, de verdade. Eu pratico muito a gratidão, mas não tinha me ligado ainda nessa relação de retribuição, sabe? Apesar de desejar o bem, FAZER alguma coisa é bem mais efetivo. Com certeza vou praticar mais tudo isso e que 2018 seja um ano de muita gratidão e retribuição pra gente <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a gente só não preste tanta atenção no desejo que naturalmente geramos de que o bem retorne e quem o proporcionou para nós. Mas, quando nos atentamos a ele podemos de fato fazer algo de bom pelas pessoas e expandir essa rede de gratidão e bençãos, né? Fico feliz que tenha gostado do texto, foi com muito carinho e um pouco de coragem que o publiquei!
      As portas estão abertas, volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  3. Que post incrível, devemos ser gratos a tudo
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Saber agradecer e retribuir é fundamental!
      Obrigada pela visita!
      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  4. Preciso ser sincera.
    Não pratico o exercício da gratidão.
    Quando pequena, ouvia minha mãe dizer "Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho". E lendo o texto, me lembrei dela e dessa frase. Acho que resume muita coisa.
    Mas eu sempre tive uma certa dificuldade de enxergar o lado bom das coisas. E também focava naquilo que não dava certo, me esquecendo do que estava ótimo, entende?
    Eu não foco no que dá certo. Esse é o problema.
    Por isso, ser grata ainda é uma novidade pra mim. É algo que vou alcançar aos poucos, dando um passo de cada vez. E eu quero isso.
    Pois enxergo a importância em sermos gratos e fazer essa roda da gratidão rodar.
    São pequenas atitudes assim que nos transformam em pessoas melhores, que vivem melhor e que fazem do mundo um lugar melhor também.
    Obrigada pelo post. Por me fazer entender mais sobre gratidão de um jeito não egoísta. De um jeito não tão "eu" e mais "nós". É por esse caminho mesmo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não fui sempre assim. Na verdade minha infância foi boa, mas eu não lembro dela com leveza pq eu não fui uma criança leve, nasci com tino aguçado para a realidade. Então, eu captava as coisas ruins do mundo desde muito cedo. E isso não me ajudava a ter esse olhar mais positivo sobre a vida e as pessoas. Mas, isso sempre me incomodou de alguma forma. E hoje vejo que foi esse incômodo que permitiu com que as coisas se transformassem dentro de mim e meu sendo de realidade fosse ampliando. Pq afinal, existe muita gente boa fazendo muita coisa boa por aí. Não podemos nos esquecer disso. Por isso, posso dizer que só o seu desejo de mudar já possibilita essa mudança, sem pressão. Um passo de cada vez e vamos cada vez mais longe.
      :)
      Pela sua troca honesta e amorosa por aqui, você está se tornandoo meu crush de leitora. Haha
      Eu que agradeço, sério!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário