Projeto vamos fazer acontecer: segundo semestre 2017

Foto do Blog: Letras na gaveta.
O projeto foi pensado, criado e mantido pela Marina Menezes do blog Letras na gaveta e eu aproveitei para trazer para cá também! Eis que completo meus 6 meses nesse projeto em que separei 10 objetivos para alcançar ao final desse ano. Estou terminando a lista antes de terminar efetivamente o ano, por que quero iniciar 2018 com outras pautas e esse ciclo já fechou dentro de mim. O que eu preciso é adaptá-lo para as próximas demandas que surgiram.
Então vamos ao que interessa:

1. Crescer com o blog:
-Buscar e trazer conteúdos construtivos/criativos/sensíveis para o blog.
- Manter ou aumentar o ritmo de postagens semanais.
-Atualizar e manter contato com os leitores/simpatizantes sempre por aqui e pelo Instagram do blog.
- Buscar outras ferramentas que complementem a funcionalidade do blog e melhore seu layout.
-Trabalhar mais na divulgação do blog.

Avaliação:  Criei esse instagram específico para cá, ainda estou no desafio de manter lá atualizado e com bastante interação. Apesar de não ter conseguido sustentar o ritmo de posts nem de ter conseguido evoluir com o layout, estou feliz com o que consegui trazer para cá nesses poucos meses. Então, me sinto bem sucedida nesse primeiro tópico e animada para continuar  trabalho ano que vem!


2. Concluir minha pós-graduação:
-Realizar a pesquisa de campo sobre educação ambiental.
-Escrever o artigo final a partir dessa pesquisa de campo.

Avaliação: Bem sucedida. Mudei o tema do TCC da pós e concluí essa etapa com sucesso! Falta apenas a nota de uma última prova para eu me intitular: pós-graduada! Mas, como a data de lançamento da nota não depende de mim, também sinto bem sucedida nesse tópico.

3. Concluir minha lista de leituras de 2017:
- Terminar de ler os 2 livros que comecei.
- Ler o próximo da lista.
- Ler pelo menos mais três livros ao longo dos dias.
Avaliação: Mais ou menos. Não atingi a meta de leitura, mas já fico contente por comparar a quantidade de leituras do ano passado. Esse objetivo não está aqui para exercitar o gosto pela leitura, por que eu amo ler e tenho necessidade por ler. Minha dificuldade é manter o interesse até o fim do livro, a paciência some e acabo deixando muitos livros pela metade. =/  Por isso esse objetivo é tão importante ara mim e se estenderá até eu conseguir acabar de ler todos os livros que restam na minha estante, os que  eu comprei recentemente e ainda não li e os mais antigos que abandonei pelo caminho.

4. Avançar na yoga.
-Me organizar para só faltar as aulas quando realmente necessário.
-Manter a alimentação equilibrada.
-Me esforçar cada vez mais nas aulas.
Avaliação: Mal sucedida. Não consegui dar continuidade, por que meu professor teve que parar de dar aula por um tempo e como eu confio muito no trabalho dele estou esperando ele retornar a ativa! 

5. Investir na minha área de trabalho:
- Participar de cursos/palestras/oficinas sobre educação.
- Procurar os editais de mestrados de graça que vão abrir no próximo semestre.
- Continuar buscando os editais de concurso para professores e áreas afins.
Avaliação: Bem sucedida. Me inscrevi em outras provas afim a minha área, intensifiquei a busca pelo mestrado ideal, apesar de não ter encontrado ainda. Mas, como já defini minha pesquisa de mestrado me sinto muito bem nessa áera. :)

6. Movimentar e avançar na produção das mandalas de linha:
-Fazer um estoque de mandalas.
-Divulgar meu trabalho como artesã das mandalas.
-Divulgar a página das mandalas, que faço junto com minha cunhada e amiga: Semente Mambembe (Facebook).
Avaliação: Mais ou menos. Tive a oportunidade de expor as mandalas numa festa muito especial, o que me gerou uma boa divulgação do meu trabalho. Mas, ainda não consegui me engajar  na página no dia-a-dia.

7. Movimentar a vida financeira:
- Me dedicar mais as mandalas.
-Continuar positiva e em prece para ser chamada para uma prova que já aprovei.
-Me dedicar mais a área da educação.
Avaliação: Mais ou menos. Apesar de ter me dedicado bem nessas três estratégias para atingir o objetivo,  não me sinto em paz esse quesito. Sinto que poderia ter feito mais e que ainda falta muio a se fazer.

8. Conseguir viajar no final do ano com o namorado e as crianças.
-  Trabalhar e economizar mais.
- Organizar tudo com ele.
Avaliação: Bem sucedida. Não realizamos a viagem que eu estava esperando, mas em compensação conseguimos viajar duas vezes com as crianças e com nossas famílias.

9. Cuidar mais de mim:
-Realizar mais hidratações caseiras para o cabelo.
-Realizar mais receitas caseiras de cuidados com a pele.
- Buscar mais conhecimento sobre esses cuidados.
Avaliação: Mais ou menos. Consegui me dedicar em situações específicas: na preparação dos casamentos em que fu madrinha e no pós-festa. Mas, ainda falta MUITO nesse quesito também.

10. Expandir e aprimorar meu processo criativo:
-Me dedicar mais a fotografia, mesmo que eu ainda esteja apenas coma câmera do celular (que nem é tão boa :~)
- Ler sempre matérias/blogs/vídeos de temas que curto e que me despertam interesse e geram conhecimento.
- Buscar mais conteúdo sobre o processo criativo em si.
Avaliação: Mal sucedida. A parte de aquisição de conhecimento está caminhando lentamente, muito aliás através de outros blogueiros ou youtubers, mas a parte da fotografia ficou muito de lado. Consegui me inspirar mais em alguns momentos bem pontuais, mas nada que em fizesse ficar muito feliz não.


Enfim, no geral eu fui bem mais ou menos. rs Mas, como foi um ano de grandes desafios eu sabia que mexer com muita coisa ao mesmo tempo seria arriscado. Mas, meu objetivo real com esses 10 objetivos era sair da inércia, era movimentar determinadas áreas da minha vida que precisavam ser movimentadas para ontem, sabe? E isso eu acho que consegui, e estou terminando esse ano mais motivada e com mais energia para dar continuidade aos objetivos não concluídos ano que vem. Não trabalharei com esse projeto em 2018, mas devo continuar trazendo esse tipo de conteúdo no blog,  em formatos diferentes. 

Agradeço a Mari do Letras na Gaveta pela oportunidade de participar um pouco dessa corrente de empoderamento dos nosso próprios sonhos. E vamos que vamos que o ano que vem já bate a porta e se queremos ser melhores amanhã, que sejamos o nosso melhor hoje!
Beijos

Comentários