Conte comigo

"Conte comigo". Quantas vezes não dizemos ou ouvimos isso dos nossos amigos e pessoas que amamos? Por mais solitário que sejamos ou que tenhamos construídos nossas vidas, pelo menos uma vez você já ouviu ou disse isso para alguém.
Atualmente, vejo um "ativismo" crescente a favor da amizade, sim por que hoje em dia qualquer coisa vira "ativismo" (e aqui não me refiro as lutas sérias e humanas, de minorias, por exemplo). Mas, na real são discursos e bandeiras que quando levantadas muita das vezes são em aversão ao amor e aos relacionamentos amorosos fechados, ditos "tradicionais". A bandeira da amizade que tem sido levantada é a do "conte comigo para beber", ou "conte comigo quando estiver bêbada". Aliás, já repararam na quantidade de páginas e brincadeiras com bebida e alcoolismo estão crescendo? E páginas que relacionam isso em oposição aqueles que tem uma relação amorosa fechada? Eu não sei ao certo quando essa rivalidade entre amizade e amor começou, mas ela precisa acabar.
Isso me faz pensar no quanto a simplicidade da amizade tem a ver com o amor.  O quanto fui cuidada simplesmente por poder sentir gratidão pela vida das pessoas que me cercam e fazem minha vida ter alegria, histórias e tantos aprendizados. A amizade também gera cuidado, preocupação e muita admiração, tanto quanto se deve ter no amor. Inclusive, "conte comigo" é algo que dizemos quando amamos, seja pelo caminho da amizade, do amor entre pares ou da empatia humana mesmo. Contar com alguém ou se disponibilizar para alguém é um gesto de amor, mesmo que na grande maioria das vezes não nos demos conta disso e possamos até ouvir e falar da boca pra fora. Mas, o princípio é de amor. afinal, quantas vezes a gente se diminui para ouvi a dor do outro, para sorrir com a alegria do outro e ate mesmo para torcer pela vitória do outro? Se isso não e um exercício de amor, não sei o que é.
Assim como, um "conte comigo" quando dito de coração e com consciência tem o poder e a força de um "orarei por você". Por que, enquanto humanos por mais que nos disponhamos a ajudar a quem amamos com todas as forças, no fundo no fundo a gente sabe que tem coisas que só Deus pode intervir, só a própria força da vida pode agir. Infelizmente nossos poderes humanos são limitados, nossas ações físicas podem ser limitadas. Mas, o poder de uma oração sincera, de uma torcida fervorosa pela conquista de alguém é incalculável, diminui fronteiras terrestres e emocionais. No fundo, quando dizemos conte comigo, também dizemos nas letras miúdas "se preciso for eu também orarei/torcerei por você". E assim, a amizade se mantém através dos tempos e espaços. 
Eu tenho sorte de ter tido grandes amizades desde muito cedo e tê-las até hoje, mas benção mesmo é olhar nos olhos de quem amamos no tradicional relacionamento amoroso e sabermos que ali também vibra um coração de amigo. Por que, no fim das contas se a relação que se estabelece é planejada para um futuro em comum, vai ser essa pessoa com quem você vai dormir e acordar juntos pelo resto da sua vida. E isso implica em partilhar as pequenas e grandes dificuldades da vida. Fechar conta no fim do mês, decidir ou não ter filhos, cuidar e educar os filhos que planejaram ou não ter juntos, ver seus próprios pais envelhecerem, ver os sonhos envelhecerem, ver a nós mesmos envelhecendo...
Imagino que nada disso não seja fácil, mas se você ao olhar nos olhos da pessoa escolhida sabe que pode contar com ela e ela contigo, tudo muda. Você sente de aluma forma que o mundo e as experiências dolorosas da vida são suportáveis e geram crescimento tanto para quem vive, quanto pra quem passa junto, inclusive a própria relação cresce junto. Por isso o olhar amigo, é que a amizade tem a leveza do amor que nos ajuda a dar conta do "impossível", nesse caso do desafio constante de dividir uma vida, uma casa e um futuro juntos.
Que nesse processo todo a gente se lembre cada vez mais de quem a gente é. Que a fraqueza e fortaleza dos nossos amigos e amores nos ensinem sobre nossas próprias fraquezas e fortalezas. Que possamos de verdade nos disponibilizar para alguém, não só para nos mantermos nos prazeres e distrações do mundo. Além disso, meu desejo sincero é de que possamos todos encontrar amizade no amor, e alimentar o amor da amizade.
A vida é curta de mais para criarmos oposições inconsistentes que só nos separam um dos outros. A gente precisa se aproximar, cada um com seu status de relacionamento, mas que em todos os casos haja amor, haja alguém com quem contar.

Ps.: Enfim, primeiro post oficial. Coração em alegria e caixinha de sugestões/opiniões está mais que aberta- vulgo caixa de comentários- usem e abusem com moderação! haha
Ps¹.: Foto do meu acervo pessoal, batida aqui no Rio de janeiro durante as Olimpíadas. 2016.

Comentários